(Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 2024) O Grêmio Náutico União é novamente campeão do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. O clube gaúcho termina a temporada de 2024 com o título da principal competição do Circuito Nacional, que foi encerrada neste domingo (8), com a etapa de Inema, na Bahia.
“Foi mais um ano com muito trabalho e muitas pessoas empenhadas em desenvolver as Águas Abertas do Brasil. Foram oito etapas do Campeonato Brasileiro e 14 etapas da Copa Brasil. Encerramos a temporada com novos atletas praticando a nossa modalidade, com a certeza de contribuir para o desenvolvimento em todas as regiões do Brasil e profissionalizando cada vez mais o esporte”, disse o diretor de Águas Abertas da CBDA, Sérgio Silva.
Inema foi palco de uma decisão histórica para o Campeonato Brasileiro. GNU e Yacht Clube da Bahia chegaram à última disputa com possibilidade de título. O clube gaúcho, com imensa tradição na modalidade, mostrou novamente sua força e conquistou mais um título com 7.496 pontos conquistados ao longo das oito etapas da competição.
O Yacht Clube da Bahia terminou na segunda colocação com 6.852 pontos e o Itamirim/Novos Cielos/Nadar Itajaí terminou na terceira colocação com 3.787.
No ranking individual, Ronaldo Zambrano, do Yacht, conquistou o título geral com 678 pontos somados. Lucas Davesac, do Itamirim/Novos Cielos, terminou na segunda colocação com 654 pontos e Alexandre Finco, do Praia Clube, completou o pódio.
Entre as mulheres, nova vitória do Yacht. Lizian sobral, campeã do ranking mundial junior da Copa do Mundo, encerra a temporada também com o título brasileiro absoluto. A atleta baiana conquistou o título com 743 pontos. Cibelle Jungblut termina como segunda colocada com 724 e Julia Pereira com 699 pontos.
Copa Brasil
A Copa Brasil de Águas Abertas também teve seu encerramento neste domingo. O Costa Verde Tênis Clube foi o campeão geral com 8.974 pontos somados ao longo das etapas deste ano. A ADE-PE terminou como vice-campeã geral e a Aquacenter Natação completou o pódio de clubes.