15/08/2024
0
0

Chuva de índices e recorde marcam terceiro dia de Troféu José Finkel 2024

Guilherme Caribe quebrou o recorde do campeonato nos 100m livre; etapa contou também com índices em seis das nove provas
Chuva de índices e recorde marcam terceiro dia de Troféu José Finkel 2024

Foto: Satiro Sodre/CBDA

Florianópolis (SC), agosto de 2024 -  O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu José Finkel 2024 chegou nesta quinta-feira (15) ao seu terceiro dia com grandes marcas e índices para o Campeonato Mundial de piscina curta em Budapeste, que será em dezembro deste ano. Em nove provas foram alcançados índices em seis delas (100m livre feminino e masculino, 200m borboleta masculino, 50m costas masculino,800m livre feminino e 1.500m livre masculino). Guilherme Caribé foi um dos destaque da etapa superando o recorde do campeonato nos 100m livre. 

O evento, realizado pela CBDA, Jurerê Sports Center e Swim Floripa, acontece até o próximo sábado (17) no parque aquático da Swim Floripa no Jurerê Sports Center, em Florianópolis (SC), e é seletiva única para o Mundial. Na prova dos 100m livre masculino, os três atletas do pódio nadaram abaixo do índice. Caribé, do Flamengo, venceu com o tempo de 45s78, apenas quatro centésimos do recorde sul-americano de César Cielo, marcando novo recorde do Campeonato. Marco Júnior da Unisanta foi a prata com 46s70 e Kaique Alves do Pinheiros fechou o pódio com o bronze (47s10). 

Foto: Satiro Sodre/CBDA

Na primeira prova individual da noite, os 100m livre feminino, vitória de Stephanie Balduccini da Unisanta com o tempo de 53s05, abaixo do índice exigido para o Mundial de curta. Emocionada após a prova, Balduccini contou sobre o ano olímpico e sua conquista da noite.

“Foi um ano com muitos altos e baixos, mas pude voltar ao pódio e estou bem feliz por isso. Minha mãe está aqui assistindo e sou muito feliz, ela comigo aqui e assistindo faz toda diferença”, contou Balduccini. 

Ana Vieira do Pinheiros foi a segunda colocada com 53s71, também abaixo do índice, e Giulia Carvalho do Minas foi a terceira com o tempo de 53s97. 

Vale lembrar que o índice A compõe um dos critérios para a formação da Seleção Brasileira que vai representar o Brasil no Mundial de Piscina Curta, em dezembro. Veja o boletim com os critérios para convocação aqui. 

Nos 200m borboleta feminino, Maria Pessanha do Pinheiros venceu a prova com o tempo de 2min11s35, a segunda foi Nathalia Almeida da Unisanta com 2min13s13 e o bronze com Nichelly Lysy, do Pinheiros ficou na terceira colocação com 2min13s18.  

Os 200m borboleta masculino foi vencido pelo atleta olímpico Nicolas Albiero, do Minas, com índice. Nicolas venceu com 1min52s33, seguido por Kayky Mota, do Pinheiros, que também nadou abaixo do índice com 1min53s41. Matheus Gonche completou o pódio. 

Nos 50m costas feminino, a atleta do SESI SP Julia Góes foi a campeã brasileira com o tempo de 27s11. Logo após veio Andrea Berrino do SwimFloripa com 27s62 em segundo. A segunda melhor brasileira foi Giulia Carvalho do Minas com o tempo de 27s87 e Erika Gonçalves do Corinthians ficou com o bronze.   

 

Na prova masculina dos 50m costas, dobradinha para a Unisanta com Guilherme Basseto, com índice. O atleta levou o ouro marcando 23s15 no placar. O segundo colocado foi Pedro Motta que fez 23s90,  Gabriel Fantoni do Minas completou o pódio em terceiro (23s97). 

Foram realizadas duas séries dos 800m livre pela manhã, além da última série à tarde. Na segunda delas, Mafê, Maria Fernanda Costa, do Unisanta, fez o melhor tempo da prova com 8min20s43, abaixo do índice para o Mundial de Curta. As atletas olímpicas, também do Unisanta, completaram o pódio: Gabrielle Roncatto com a prata (8min25s36) e Beatriz Dizotti fechou o pódio com o bronze (8min25s45). Na prova da noite, a melhor dos 800m livre foi Delfina Dini do Minas com 8min29s53.  

Também na série pela manhã, Guilherme Costa da Unisanta fez o melhor tempo dos 1.500m livre masculino. O finalista olímpico nadou abaixo do índice A exigido como um dos critérios para classificação para o Mundial de Curta, com o tempo de 14min40s95. Thiago Ruffini do Grêmio Náutico União foi segundo melhor da prova com o tempo de 14min51s83. Pedro Farias, também do GNU, foi o bronze com 14min56s76, também abaixo dos 15 minutos. 

Na última prova da noite, o 4x50m medley misto, vitória da equipe da Unisanta composta por Guilherme Basseto, Henrique Borges, Daynara de Paula e Stephanie Balduccini (1min40s33). Em segundo lugar ficou o time do Pinheiros e em terceiro o SESI SP. 

O Troféu José Finkel de Natação 2024 conta com o patrocínio da NSC, Jurerê Open, IL Campanário Villagio Resort, Oxxy Seguradora, Veedha Investimentos e Baía Sul. A promoção do evento é feita pela Jovem Pan local. Todas as etapas do campeonato, incluindo eliminatórias e finais, são transmitidas ao vivo pelo canal da TV Swim Channel no YouTube. As eliminatórias têm início às 9h30 e as finais às 17h30.

Para conferir os resultados completos e obter mais informações, acesse o site oficial da CBDA aqui

 

COMPARTILHE:
Deixe seu comentário
speedo

Veja Também

PATROCÍNIOS

Yakult
Fluidra
Speedo

PARCERIAS

Estácio
Êxito
blog bigmidia
swim channel

APOIADORES

logo comitê olimpico do brasil
logo CBC - Comitê Brasileiro de Clubes