(Rio de Janeiro, 10 de maio de 2024) Kayky Mota está confirmado nos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta brasileiro já possuía índice e assegurou sua vaga ao vencer os 100m borboleta na Seletiva Olímpica de Natação, disputada na sede da Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. Ele é o sétimo atleta confirmado da Natação em Paris 2024.
+ Clique aqui e veja todas as informações do evento como programação, start List, balizamento, etc.
+ Veja todas as fotos da competição
Kayky nadou para o índice dos 100m borboleta em julho do ano passado, no Mundial de Fukuoka, no Japão. Nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, ele venceu a prova com a marca de 52.56 e levou o passaporte olímpico para casa.
“A gente sempre quer nadar um pouco mais rápido, mas hoje o momento é de muita felicidade. Estou realizando um sonho de criança, que é ser um nadador olímpico”, falou Kayky.
Até o momento, o Brasil tem sete atletas garantidos em Paris: Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncatto, Beatriz Dizotti, Guilherme Costa, Guilherme Caribé, Kayky Mota e Nicolas Albiero.
+ Entenda como serão formados os revezamentos aqui
O dia também foi de destaque para Gabrielle Roncatto, campeã dos 400m medley, Nicolas Albiero, campeão dos 200m costas, Maria Luiza Pessanha, campeã dos 200m borboleta, e Alexia Assunção, campeã dos 200m costas.
A Seletiva Olímpica de Natação é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil, da Comissão de Desportos da Aeronáutica e do Comitê Brasileiro de Clubes. A Yakult do Brasil, a Fluidra e a Speedo patrocinam a Natação brasileira. A Estácio e a Êxito Arte são apoiadoras da CBDA.
A competição termina neste sábado, com eliminatórias às 9h e finais às 18h. A Swim Channel e o Canal Olímpico do Brasil transmitem todas as etapas. O Sportv e a NSports apresentam apenas as finais.