(Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2024) Maria Fernanda Costa marcou mais uma vez seu nome na história da Natação feminina do Brasil. Nesta quarta-feira (14), em Doha, no Catar, a atleta brasileira, a primeira a disputar uma final de 200m livre em Campeonatos Mundiais, conquistou a quinta colocação com direito a novo recorde sul-americano da prova.
Maria Fernanda já havia quebrado o recorde sul-americano nas semifinais: 1:57.11. Na final, a nadadora brasileira baixou ainda mais o seu tempo para conquistar a 5ª colocação histórica para a Natação feminina do Brasil.
“Foi a estratégia que estudamos desde ontem. É muito bom para mim. Estou bem feliz com o resultado. Espero melhorar até os Jogos Olímpicos. Foi uma prova bem forte. Tenho que melhorar algumas coisas, quero voltar para o Brasil e treinar mais para pegar uma final olímpica”, disse.
Destaque da seleção brasileira neste Campeonato Mundial de Doha, Maria Fernanda Costa melhorou suas marcas e quebrou recordes. Nos 400m livre, em mais uma final inédita para o Brasil, ela nadou para 4:02.86.
Além das provas individuais, Maria Fernanda também ajudou o revezamento 4x100m livre feminino, ao lado de Aline Rodrigues, Stephanie Balduccini e Ana Vieira, a conquistar a 6ª colocação e garantir vaga para os Jogos Olímpicos de Paris.
Revezamento 4x100m medley misto classificado
Mesmo sem competir nesta prova em Doha, o Brasil garantiu, nesta quarta-feira, a vaga para os Jogos Olímpicos no 4x100m medley misto. A equipe brasileira, que marcou a 16ª colocação em Fukuoka 2023, não foi superada pelos demais times em Doha e também garantiu vaga para Paris.