(Salvador, Bahia, 8 de julho de 2023) O Flamengo é o campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes Junior de Inverno de Natação. A competição, que foi disputada na Nova Piscina Olímpica da Bahia, em Salvador, contou com mais de 500 atletas de todas as regiões do Brasil e terminou neste sábado (8).
Para chegar ao título, o Flamengo somou 2274 pontos durante a competição. O Minas Tênis Clube terminou na segunda colocação com171,50, enquanto o Corinthians Hidroazul completou o pódio com 1569,60.
Grandes destaques da competição e em fase final de treinamento para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, Stephan Steverink e Stephanie Balduccini alcançaram os melhores índices técnicos do junior 2. As conquistas vieram por conta de seus tempos nos 400m livre e 100m livre, respectivamente.
Stephan Steverink foi o atleta mais eficiente no junior 2 e somou 273 pontos. No feminino, Leticia Romão, do Minas, levou o título para casa nesta categoria com 262,50 pontos.
No junior 1, a atleta mais eficiente foi Carolina Daher, que somou 246,60 pontos para o Praia Clube, e o atleta mais eficiente foi Cauê Gluck, que alcançou 153 pontos para o Curitibano. Os troféus de melhores índices técnicos da categoria foram para Beatriz Bezerra, por conta de seu tempo nos 100m borboleta (1m00s37) e Pedro Sansone, pela sua marca nos 100m livre (49s86)
Brasileiro Sênior
O Flamengo também levou o título no Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior de Natação de inverno. Contando com os grandes destaques da equipe que integrarão a seleção brasileira de Natação no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, o Rubro-Negro somou 1317 pontos ao longo dos cinco dias de competição. O SESI=SP, campeão do juvenil e do infantil de inverno, terminou na segunda colocação. O Fluminense completou o pódio.
Os melhores índices técnicos do Sênior também ficaram com o Flamengo. No feminino, Gabrielle Assis teve o melhor índice técnico pelo seu tempo (2:27.31) nos 200m peito. No masculino, Guilherme Caribé levou o troféu para casa pelo seu tempo (49.18) nos 100m livre.
Os troféus de atletas mais eficientes foram para Gabrielle Assis, que somou 227 pontos para o Flamengo, e para Luiz Altamir Melo, que alcançou 172 pontos para o Ideal Clube de Fortaleza.
Os três atletas integrarão a delegação brasileira em Fukuoka.
As duas competições encerram o calendário de Campeonatos Brasileiros Interclubes de inverno. Nesta edição, em Salvador, foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes.