(Rio de Janeiro, 27 de junho de 2023) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, por meio de sua diretoria de Natação, divulgou, nesta terça-feira (27), a convocação da seleção brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A competição será disputada entre 21 e 25 de outubro.
Ao todo, 43 nomes foram convocados para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. A seleção foi apurada durante o Troféu Brasil de Natação, que foi disputado no início do mês, em Recife, somada aos nomes dos jovens atletas que se classificaram via Jogos Pan-Americanos da Juventude, disputados no ano passado.
Todos os atletas que vão ao Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka também estão convocados para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. Destaque para Leonardo de Deus que busca o tetracampeonato nos 200m borboleta, feito inédito para a Natação brasileira em Jogos Pan-Americanos.
“Teremos uma grande e forte seleção. O Brasil é muito forte nos Jogos Pan-Americanos e vamos a Santiago com o intuito de fazer história novamente. Em 2019, tivemos nossa melhor participação e fomos o carro chefe em medalhas do Time Brasil. O objetivo é seguir colocando o nome da Natação brasileira entre as melhores”, disse Gustavo Otsuka, gerente de Natação da CBDA.
Dez, dos 43 convocados, já estavam classificados para os Jogos Pan-Americanos por conta de suas participações nos Jogos Pan-Americanos da Juventude do ano passado. São eles: Stephanie Balduccini, Beatriz Dizotti, Ana Carolina Vieira, Maria Paula Heitmann, Clarissa Rodrigues, Kayky Mota, Victor Alcará, Breno Correia, Matheus Gonche e Pedro Farias.
A lista completa dos classificados para os Jogos Pan-Americanos está disponível neste link