(Rio de Janeiro, 14 de abril de 2022) Diogo Villarinho e Alexandre Finco garantiram, nesta sexta-feira (14), as duas vagas restantes para a prova de 10 km do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2023, que será disputado em Fukuoka, no Japão. A dupla do Minas Tênis Clube garantiu a vaga na Seletiva Nacional, que foi realizada nesta manhã, em Porto Seguro, na Bahia.
No masculino, com 2:02:25, Diogo Villarinho venceu a disputa e carimbou seu passaporte para Fukuoka. Alexandre Finco, seu companheiro de Minas Tênis Clube, terminou na segunda colocação e também classificado para a prova de 10 km do Mundial. Luiz Felipe Loureiro completou o pódio e vai para os Jogos Sul-Americanos de Praia.
No feminino, Viviane Jungblut, já classificada para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos ao lado de Ana Marcela Cunha, venceu a prova com 2:13:44. Cibelle Jungblut terminou na segunda colocação e garantiu vaga nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023. Carol Hertel completou o pódio da prova.
Cibelle está classificada para os Jogos Sul-Americanos de Praia, mesmo sendo a vice-campeã, pois a competição será no mesmo período do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, onde Viviane, campeã da prova, estará.
A Seletiva Nacional continua neste domingo, com a prova de 5 km, onde serão definidos os homens que representarão o Brasil nesta prova em Fukuoka.