(Rio de Janeiro, 1º de novembro de 2022) A Semana de Educação Antidoping dos Esportes Aquáticos terminou na última sexta-feira (28). A iniciativa, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, foi totalmente gratuita e teve como objetivo promover ações educativas contra o doping no esporte.
Durante a Semana de Educação Antidoping dos Esportes Aquáticos, foram realizadas duas palestras e o lançamento de uma plataforma totalmente dedicada ao assunto dentro do site da CBDA. A ação teve parceria com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e contou com supervisão do presidente do Comitê Antidoping da Confederação, Fernando Solera.
"O combate ao doping é uma das prioridades da CBDA, para proteger os atletas limpos e para prevenir que erros causem resultados analíticos adversos em atletas inocentes, que não estão trapaceando. Nesse sentido, a educação antidoping é fundamental para atingirmos esses objetivos. A primeira semana antidoping da CBDA foi um sucesso, que extrapolou os limites da CBDA, estreitamos o relacionamento com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, a ABCD, e tivemos participantes de diversas Confederações, liderando um assunto tão importante para o sistema esportivo nacional”, disse Renato Cordani, vice-presidente da CBDA.
“Efetivamente nos permite acompanhar mais de perto e quem sabe promover a coordenação da educação que nos cabe por missão”, falou Luisa Parente, secretária nacional da ABCD, órgão ligado ao Ministério da Cidadania.
O evento foi totalmente aberto ao público e contou com a presença, online, de atletas, treinadores, dirigentes e profissionais envolvidos com as cinco modalidades aquáticas da CBDA, além de outros esportes.
A expectativa, agora, é que o evento faça parte do calendário anual de eventos da Confederação e da ABCD.
“Seguiremos com essa pauta, nas cinco modalidades, de forma incansável”, completou Cordani.