29/09/2022
0
489

Com Ana Marcela Cunha e Guilherme Costa, Brasil Aquático terá força máxima nos Jogos Sul-Americanos de Assunção

Dupla medalhista em Budapeste está confirmada na competição que começa neste fim de semana
Com Ana Marcela Cunha e Guilherme Costa, Brasil Aquático terá força máxima nos Jogos Sul-Americanos de Assunção

Foto: Divulgação/CBDA

(Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2022) Os Jogos Sul-Americanos começam neste domingo (2), em Assunção, no Paraguai. A competição, que reunirá atletas de diversas modalidades, terá a participação dos cinco esportes aquáticos e será disputada até o dia 15 de outubro.  

A CBDA será representada por 75 atletas das cinco modalidades. Serão 33 homens e 42 mulheres. A grande parte dos convocados para as cinco modalidades esteve no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em junho, em Budapeste. Ana Marcela Cunha e Guilherme Costa, medalhistas no Mundial, estarão nos Jogos Sul-Americanos.  

“Os esportes aquáticos do Brasil vêm fazendo história nas competições internacionais. Foi assim em Tóquio e em Budapeste. Isso mostra a evolução que as nossas modalidades vêm tendo na nossa gestão. A expectativa para Assunção não é diferente. Então nosso desejo é sair com mais uma campanha memorável e ajudar o Time Brasil a ficar no topo do quadro de medalhas”, disse o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho. 

A grande estrela da companhia é a campeã olímpica Ana Marcela Cunha. Depois das três medalhas e sua melhor participação em Campeonatos Mundiais, Ana Marcela vai aos Jogos Sul-Americanos para buscar uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nas Águas Abertas, duas vagas estão em disputa para os atletas que estiverem no top-7 (exceto o Chile, que já tem vaga por ser o país sede). 

+ Veja a convocação da seleção de Águas Abertas

Na Natação, dos 28 convocados para os Jogos Sul-Americanos, 20 estavam em Budapeste. Destaque para Guilherme “Cachorrão” Costa, medalha de bronze nos 400m livre e que quebrou cinco recordes no Mundial. O nadador estará nos Jogos Sul-Americanos de Assunção vestindo as cores do Time Brasil. Finalista olímpico em Tóquio, Leonardo de Deus também vai compor a equipe que disputa a competição. 

O time feminino terá, por exemplo, Stephanie Balduccini, grande destaque da Natação feminina do Brasil, Beatriz Dizotti, que quebrou dois recordes em Budapeste, além de Jhennifer Conceição, finalista nos 50m peito na última edição de Campeonato Mundial.   

+ Veja a convocação da seleção brasileira de Natação 

Também destaque em Budapeste, o time de Saltos Ornamentais do Brasil chega à Assunção como grande favorito. Quarta colocada na plataforma, no Mundial de Esportes Aquáticos, Ingrid Oliveira disputará mais uma edição de Jogos Sul-Americanos. Finalista olímpico e campeão Mundial Junior em 2021, Kawan Pereira também faz parte da equipe.  

Nos Saltos Ornamentais, os Jogos Sul-Americanos também valem vaga para Santiago 2023. Os 12 melhores atletas de cada prova garantem vaga para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem. 

+ Veja a convocação da seleção brasileira de Saltos Ornamentais

O Nado Artístico brasileiro também chega à Assunção com a seleção que teve campanha memorável no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. A Seleção, finalista na prova de equipe e no dueto, busca vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. No Nado Artístico, os três primeiros colocados no dueto e os cinco primeiros na equipe garantem a vaga para o país em 2023.  

+ Veja a convocação da seleção brasileira de Nado Artístico

Dominante na América do Sul, o Polo Aquático do Brasil também estará em Assunção buscando vagas para Santiago. Os dois primeiros colocados, com exceção ao Chile por ser país sede, garantem vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2023. Por isso, o Brasil irá com força máxima nas duas seleções.  

+ Veja a convocação da seleção brasileira feminina de Polo Aquático 

+ Veja a convocação da seleção brasileira masculina de Polo Aquático 

Programação 

As modalidades aquáticas em Assunção estarão divididas em duas semanas. Na primeira semana, serão as disputas de Natação, Saltos Ornamentais e Nado Artístico. Na segunda semana, é a vez da prova de 10 km das Águas Abertas e do Polo Aquático.  

Veja as datas 

Natação: 2 a 5 de outubro 

Saltos Ornamentais: 2 a 5 de outubro 

Nado Artístico: 7 a 9 de outubro 

Águas Abertas: 11 de outubro 

Polo Aquático: 11 a 15 de outubro 

Transmissão 

O Canal Olímpico do Brasil tem os direitos de transmissão da competição e exibirá, ao vivo, diversos eventos dos Jogos Sul-Americanos. Porém é importante lembrar que a geração de sinal é de responsabilidade da organização do evento e, portanto, nem todas as provas de todos os brasileiros e de todas as modalidades serão transmitidas.  

+ Acesse o Canal Olímpico do Brasil  

COMPARTILHE:
Deixe seu comentário
speedo

Veja Também

PATROCÍNIOS

Yakult
Fluidra
Speedo

PARCERIAS

Estácio
Êxito
blog bigmidia
swim channel

APOIADORES

logo comitê olimpico do brasil
logo CBC - Comitê Brasileiro de Clubes