21/07/2022
0
1426

Maria Lenk é declarada patrona da Natação Brasileira

Declaração foi proposta pela Câmara Nacional e sancionada pelo presidente da República
Maria Lenk é declarada patrona da Natação Brasileira

Foto: Divulgação

(Rio de Janeiro, 21 de julho de 2022) Maria Lenk foi declarada, na última quarta-feira (20), a patrona da Natação brasileira. O reconhecimento foi feito pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da república, Jair Bolsonaro (PL).  

Maria Lenk foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial e deu ao Flamengo diversos títulos importantes. É considerada pioneira da natação moderna, já que foi a primeira mulher sul-americana a participar de uma edição de Jogos Olímpicos, em Los Angeles, em 1932,  

Para os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, ela já estava mais preparada e apresentou ao mundo a recuperação do braço por fora da água, o que posteriormente deu origem ao nado borboleta. Na sequência de sua carreira, Maria Lenk estabeleceu dois recordes Mundiais: 200m e 400m peito. Infelizmente os Jogos Olímpicos que seriam seu auge, Tóquio 1940, não foram realizados por causa da Guerra. 

Ela continuou sendo pioneira na Natação e bateu inúmeros recordes Mundiais na categoria máster. Maria Lenk chegou a ser presidente da CBN - Confederação Brasileira de Natação - antiga CBDA. Em 1998, se tornou a primeira brasileira a ser homenageada pelo International Swimming Hall of Fame. Gustavo Borges entrou no grupo apenas em 2012.  

Em janeiro de 2007, a Prefeitura do Rio de Janeiro nomeou o Parque Aquático que fora utilizado nos Jogos Pan-Americanos com o nome de Maria Lenk. A nova patrona da Natação brasileira faleceu aos 92 anos, em abril de 2007.  

COMPARTILHE:
Deixe seu comentário

Veja Também

PATROCÍNIOS

Arena
Yakult
Fluidra

PARCERIAS

Estácio
Êxito
blog bigmidia
swim channel

APOIADORES

logo comitê olimpico do brasil
logo CBC - Comitê Brasileiro de Clubes