CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Pólo Aquático

24/01/2022 17:11:00

Polo Aquático: Clubes se preparam para o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20


Competição de categoria em Bauru (SP) abre o calendário da PAB em 2022

Foto: Luiza Moraes/PAB Polo Aquático: Clubes se preparam para o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20
24/01/2022 17:11:00

(Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2022) O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20 abre o calendário da PAB (Polo Aquático Brasil) em 2022 e será realizado entre os dias 02 a 06 de fevereiro, na Arena ABDA, em Bauru (SP). Os times filiados se preparam física e tecnicamente desde as primeiras semanas do ano para a competição, que servirá também de avaliação e monitoramento da comissão técnica para formar o elenco de atletas que farão parte da Seleção Brasileira sub-20. 

Mesmo com o recesso no final de ano, algumas equipes voltaram a treinar nos primeiros dias de 2022. Um exemplo é a atual campeã ABDA, que retornou aos treinos no dia 03 de janeiro. A associação que tem como principal foco revelar jovens atletas utiliza o cronograma de treinos durante a semana para manter os atletas focados no CBI Sub-20.  

“A nossa equipe está treinando desde o dia 3 de janeiro! Os treinos são sempre em dois períodos e quatro vezes por semana. A nossa expectativa é boa para chegar forte na competição! No nosso time não saiu ninguém e estamos com um elenco muito bom. O nosso time está bem confiante e agora é trabalhar bem para alcançar um bom resultado”, explicou Nickolas Momesso, atleta da ABDA.

Com nove jogos na fase de grupos, o CBI Sub-20 terá times jogando duas vezes ao dia. 

"Acredito que os atletas estão com a expectativa alta e irão buscar sempre entregar um melhor jogo, uma melhor jogada e isso é  o maior prêmio para todos que amam a modalidade", destacou Alexandre Zwicker, Presidente da PAB.

O elenco do Sesi-SP encerrou a temporada de 2021 com o planejamento para o Campeonato Sub-20 deste ano. A equipe comandada pelo treinador Thiago Batista começou com treinos na academia e a parte técnica na piscina. 

“No final do ano passado o foco da nossa equipe era não perder o ritmo no recesso que teríamos por conta da competição ser logo no começo de fevereiro. Sendo assim, em janeiro, voltamos treinando intensamente para chegar no campeonato com o melhor condicionamento físico, tático e técnico”, disse João Silveira, atleta do Sesi-SP. 

Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20 feminino

Vice-campeã na última edição, o elenco do Flamengo realizou sua preparação do time base juntamente com o adulto para buscar o título do nacional.

“Voltamos visando o campeonato sub-20. Estamos treinando forte e focadas com o time adulto. Com esse planejamento, a expectativa é sempre a melhor! Buscamos o primeiro lugar e poder realizar um ótimo campeonato”, pontuou Jeniffer Kathlen.

O Campeonato também é fundamental para o atleta que tem como objetivo defender o Brasil em competições internacionais. O técnico da seleção brasileira feminina, Rafael Hall, pontua o quanto é importante atletas do masculino e feminino estarem focados na disputa nacional.

“O atleta precisa sempre estar preparado para Seleção. O sub-20 é a categoria mais importante até mesmo para o atleta que busca vaga no time adulto do clube. Estamos próximos da Copa UANA e os atletas que buscam jogar o torneio precisam focar, treinar e mostrar um polo aquático de alto nível no CBI”, afirmou Rafael Hall, técnico da seleção brasileira.