CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Natação

14/03/2022 16:49:00

CBDA divulga critérios de convocação e tabela de índices para o Mundial Junior de Natação


Seletiva será no Troféu Brasil, em abril

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA CBDA divulga critérios de convocação e tabela de índices para o Mundial Junior de Natação
14/03/2022 16:49:00

(Rio de Janeiro, 14 de março de 2022) A diretoria de Natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou, no último sábado (12), os critérios de convocação para o Campeonato Mundial Junior da modalidade, sem local e data confirmados pela Federação Internacional de Natação.

De acordo com a FINA, os anos de nascimento dos atletas para este Campeonato Mundial serão: 2005,2006,2007 e 2008 para o feminino, e 2004,2005, 2006 e 2007 para o masculino. Diante disso, a CBDA estabeleceu os critérios para a formação da seleção brasileira para a disputa da competição.

Ao todo, serão 20 vagas para formar a seleção brasileira, sendo que seis obrigatoriamente são para as meninas. Os índices, segundo o head coach da seleção brasileira, Felipe Domingues, levam em conta os tempos das últimas três edições de Campeonatos Mundiais da categoria.

“Os critérios foram feitos pela diretoria da CBDA em parceria com o conselho técnico. Criamos uma tabela de índices que, segundo a nossa avaliação, é forte, mas nossos atletas tem total capacidade de alcança-los”, disse

+ Veja a tabela de índices aqui 

A seletiva para o Campeonato Mundial Junior será no Troféu Brasil de Natação, marcado para ser realizado de 4 a 9 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Os tempos válidos para a seletiva serão apenas os das finais (A, B ou C). A ideia é dar as mesmas condições da categoria Absoluto aos atletas da categoria Junior.

“A gente iguala o Junior, com o adulto. O adulto tem um índice a bater, o Junior também. Já começa, também no Junior, a mesma ideia do adulto que já adotamos para os últimos Mundiais e Jogos Olímpicos. Buscar o tempo na hora certa. Com isso, aumentamos o nível da categoria Junior”, explicou Felipe.

“Caso os atletas consigam os tempos exigidos, eles têm chances de pegar uma semifinal e uma final no Mundial. Esse é o nosso objetivo”, finalizou.

O Campeonato Mundial Junior de Natação estava marcado para os dias 23 a 28 de agosto, em Kazan, na Rússia. Diante dos ataques russos à Ucrânia nas últimas semanas, a Fina decidiu por, temporariamente, cancelar a competição. A formação da seleção brasileira se deve a hipótese da FINA recolocar a competição no calendário.