Rio de Janeiro/RJ – Último dia do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk neste sábado, 11/04, na piscina do Fluminense, última chamada para conseguir um lugar nos times que vão representar o país nos Jogos Pan-Americanos de Toronto/CAN e no Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan/RUS, em julho e agosto. Após as finais A (as que dão medalhas) deste sábado, com início a partir das 17h15, e transmissão do Sportv, estarão definidos os atletas, mas a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos irá anunciar oficialmente as seleções depois de uma análise criteriosa que garanta as melhores possibilidades de êxito para o país nas duas importantes competições.
Na manhã de sábado a expectativa era para as provas de 100m livre masculino, que para além dos resultados da prova individual classificam os integrantes de uma tradicional e importante prova na história da natação brasileira: 4x100m livre masculino. O melhor tempo da manhã foi o de João de Lucca (49s17), do Pinheiros. No entanto, pelos tempos obtidos anteriormente, a equipe por enquanto será Bruno Fratus (48s57), Cesar Cielo (48s58), Marcelo Chierighini (49s06) e Matheus Santana (49s07). Nas eliminatórias da última etapa, Cesar ficou com o sétimo tempo (49s60).
- Vou torcer hoje à tarde pra eles fazerem tempos mais baixos. Estou querendo botar pilha nessa galera. Quero que eles nadem muito bem porque se tem um revezamento em que a gente pode ser medalha no Mundial e na Olimpíada é esse. A gente precisa deles motivados. A gente precisa de gente com 48s e meio. Tenho certeza que eles conseguem. O Marcelo já fez 48s e um lá em Barcelona (Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona de 2013), quando ficou em quinto. O Matheus, quando ganhou a Olimpíada da Juventude, também. O João pelos tempos que ele fez em Doha, aquelas finais para 48s e baixo – explicou Cielo, que fez o sexto tempo da manhã, 49s60. Fratus marcou apenas o 12º tempo (50s04) e vai disputar a final B, que vale índice e recorde tanto quanto a final A. A final B (definição do 9º ao 16º colocado de cada prova) começa às 16 horas.
No feminino, a configuração do revezamento também não mudou. Daynara de Paula, do Sesi/SP, fez o melhor tempo da manhã (55s79). Por enquanto, por marcas conseguidas antes o time será Larissa Oliveira (54s68), Graciele Hermann (54s76), Etiene Medeiros (54s99) e Daiane Becker (55s35).
O Troféu Maria Lenk de Natação 2015 acontece com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.
Programa de provas (Finais B às 16h / Finais A às 17h15)Dia 11/4 (sábado) = 100m livre F e M / 50m peito F e M / 200m costas F e M / 4x100m medley F e M
Eliana Alves/ Souza Santos/ Mariana de Sá