Maratonas Aquáticas

01/03/2021 11:00:00

Comunicado - Alteração de local - Seletiva Brasileira de Maratonas Aquáticas

Comunicado

Foto: Divulgação Comunicado - Alteração de local - Seletiva Brasileira de Maratonas Aquáticas
01/03/2021 11:00:00

(Rio de Janeiro, 1º de março de 2021) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos informa que a Seletiva Brasileira para o Pré-Olímpico, para o Sul-Americano e para o Campeonato Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas será realizada no Billings Country Club, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.  A data de realização continua a mesma: 6 e 7 de março.

+ Veja o boletim de divulgação

A mudança acontece após as novas medidas de restrição e prevenção à COVID-19 impostas pelo Governo Estadual da Bahia divulgadas no fim da última semana. Diante disso, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos, e os Conselhos Técnicos de Alto Rendimento e de Base buscaram soluções para a realização da prova ainda em solo baiano, mas sem sucesso.

Em decisão conjunta entre todas as entidades e órgãos, a CBDA, com apoio da Federação Aquática Paulista, viabilizou nesta segunda-feira (1º) a realização da Seletiva Brasileira no Billings Country Club, que recebeu a última etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Maratonas Aquáticas em 2020.

A programação segue a mesma da já divulgada e disponível neste link. A competição não será aberta ao público. A prova será transmita ao vivo pela TV CBDA (www.tvcbda.tvnsports.com.br) e pelo Canal Olímpico do Brasil (www.canalolimpicodobrasil.com.br)

A SELETIVA

Em busca da vaga restante para os Jogos Olímpicos, a Seletiva Nacional Brasileira definirá os dois atletas para a prova de 10 km para ir a Fukouka, no Japão, onde será a Seletiva Mundial para Tóquio 2020. O Brasil ainda pode garantir um atleta no masculino. No feminino, Ana Marcela Cunha, quinta colocada no Mundial de Gwangju, já está confirmada nas Olimpíadas.

A prova de 10 km também será seletiva para o Campeonato Sul-Americano, marcado para 24 a 28 de março, na Argentina. Serão selecionados os dois melhores do masculino e do feminino. A prova de 5 km, que será no dia 7 de março, também selecionará os dois melhores do masculino e do feminino, podendo chegar até oito atletas representando o Brasil na competição.

A Seletiva Nacional também definirá os 12 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Júnior. Serão atletas nascidos entre 2001 e 2006 divididos, de acordo com suas idades, nas provas de 5 km, 7,5 km e 10 km. Os treinadores dos atletas vencedores dos 10 km serão selecionados para a competição.