CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

04/01/2021 14:03:00

CBDA divulga critérios para formação de equipes para Seletiva Olímpica, Sul-Americano e Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas


Veja os critérios

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA CBDA divulga critérios para formação de equipes para Seletiva Olímpica, Sul-Americano e Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas
04/01/2021 14:03:00

(Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 2021) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou os critérios de formação de três seleções brasileiras de Maratonas Aquáticas para 2021. Todas as equipes serão definidas na Seletiva Nacional, marcada para os dias 6 e 7 de março, na Praia de Santome de Paripe, em Salvador, na Bahia.

Em busca da vaga restante para os Jogos Olímpicos, a Seletiva Nacional Brasileira definirá os dois atletas para a prova de 10 km para ir a Fukouka, no Japão, onde será a Seletiva Mundial para Tóquio 2020. O Brasil ainda pode garantir um atleta no masculino. No feminino, Ana Marcela Cunha, quinta colocada no Mundial de Gwangju, já está confirmada nas Olimpíadas.

“Nós temos seis ou mais atletas buscando essas duas vagas. Será uma prova disputadíssima e em um local que é muito parecido com Fukuoka. A divulgação dos critérios com bastante antecedência é justamente para que os atletas tenham todas as informações necessárias para se prepararem e chegarem em suas melhores formas na Seletiva Brasileira”, falou o diretor de Maratonas Aquáticas da CBDA, Sergio Silva.

+ Veja o boletim com os critérios de formação da seleção olímpica do Brasil

A prova de 10 km também será seletiva para o Campeonato Sul-Americano, marcado para 24 a 28 de março, em Santa Fé, na Argentina. Serão selecionados os dois melhores do masculino e do feminino. A prova de 5 km, que será no dia 7 de março, também selecionará os dois melhores do masculino e do feminino, podendo chegar até oito atletas representando o Brasil na competição.

+ Veja o boletim com os critérios de formação da seleção brasileira para o Sul-Americano

A Seletiva Nacional também definirá os 12 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Júnior. Serão atletas nascidos entre 2001 e 2006 divididos, de acordo com suas idades, nas provas de 5 km, 7,5 km e 10 km. Os treinadores dos atletas vencedores dos 10 km serão selecionados para a competição.

“Essa será a primeira formação de seleção após a criação do Conselho Técnico de Base para Maratonas Aquáticas. No entanto, não podemos afirmar que os resultados da seletiva serão oriundos desse projeto. Claro que existe uma parcela, pois o trabalho já vem sendo realizado. A gente tem certeza que as ações do Conselho Técnico já começou a despertar interesse não só de quem já praticava a Maratonas Aquáticas, como os atletas de Natação”, disse Maressa Nogueira, coordenadora do Conselho Técnico de Maratonas Aquáticas da Base da CBDA.

+ Veja o boletim com os critérios de formação da seleção brasileira para o Mundial Júnior