CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Geral

27/03/2021 20:04:00

Sul-Americano Dia #10: Brasil é campeão geral nos Saltos Ornamentais e se classifica para as duas finais no Polo


Brasileiros também foram eleitos melhores atletas da competição nos Saltos e nas Águas Abertas

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA Sul-Americano Dia #10: Brasil é campeão geral nos Saltos Ornamentais e se classifica para as duas finais no Polo
27/03/2021 20:04:00

(Buenos Aires, Argentina, 27 de março de 2021) O Brasil foi campeão geral do Sul-Americano nos Saltos Ornamentais. A seleção brasileira dominou a disputa tanto no feminino, quanto no masculino e, com 14 medalhas, levou três "canecos" para casa. O sábado (27) também foi de classificação das duas equipes de Polo Aquático para a decisão do Campeonato Sul-Americano, que é realizado em Buenos Aires, na Argentina, e de brasileiros condecorados como melhores atletas do torneio.

+ Veja a galeria de fotos do Sul-Americano

Com as três medalhas conquistadas pelos Saltos Ornamentais neste sábado (27), o Brasil, agora, soma 60 medalhas na competição: 17 de ouro, 23 de prata e 20 de bronze.

Saltos Ornamentais

A seleção brasileira de Saltos Ornamentais encerrou a competição como campeã geral da modalidade. Ao todo, foram 303 pontos conquistados para levantar a taça. A equipe ainda teve os dois melhores atletas do Sul-Americano: Luana Lira e Luis Felipe Moura.

Nas provas deste sábado, o Brasil conquistou mais três medalhas: Isaac Souza somou 438,50 pontos para conquistar a medalha de prata para a seleção brasileira. O ouro ficou com o colombiano Sebastian Castaneda (464,20) e o bronze com o venezuelano 404,30. Na sequência, ele voltou à piscina ao lado de Tammy Galera, para a prova de time misto -  onde os dois atletas fazem saltos de plataforma e trampolim – onde conquistaram a prata com 306,46.

"Eu avalio a participação como de excelência. Foram cinco medalhas de ouro, sete de prata e duas bronze conquistadas durante a competição. Essa equipe está em preparação para a Copa do Mundo, que será o Pré-Olímpico e nosso grande foco. Com certeza a atuação deles aqui nos deixa animado para o Pré-Olímpico, ainda sabendo que eles possuem uma margem de melhora", disse Hugo Parisi, atleta olímpico e chefe de equipe dos Saltos Ornamentais.

A prova que encerrou a modalidade foi o trampolim de 3 metros sincronizado feminino. O Brasil foi representado por Luana Lira e Tammy Galera. A dupla brasileira conquistou a medalha de ouro com 278,28 pontos.

Polo Aquático

Brasil venceu, neste sábado, a Colômbia por 11 a 7 e reencontrará a Argentina na final. Os gols do Brasil foram marcados por: Gustavo Grummy Guimarães (2), Pedro Vergara (2), Roberto Freitas (2), Gabriel Sojo, Marcos Paulo Pedroso, Rafael Vergara, Lucas Farias e Luis Ricardo.

A seleção feminina de Polo Aquático venceu o Peru por 26 a 2 e garantiu vaga na final do Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos. Os gols do Brasil foram marcados por Letícia Belório (5), Mirella Coutinho (4), Beatriz Mantellato (4), Samantha Rezende (4), Kemily Leão (3), Diana Abla (2), Jeniffer Cavalcante (2), Mariana Rogê e Ana Julia Amaral.

As duas partidas serão disputadas finais serão disputadas neste domingo.  A seleção feminina enfrenta a Colômbia, às 16h45, e a masculina reencontra a Argentina, às 15h30.

Maratona Aquática

A prova de revezamento de Águas Abertas do Campeonato Sul-Americano foi cancelada. A prefeitura de Mar del Plata e a organização da competição optaram por não realizar a disputa devido às condições do mar e dos fortes ventos que atingiram a cidade onde foi realizada a modalidade no Sul-Americano. 

Sem a pontuação e a definição do revezamento campeão, o Brasil terminou a disputa de Águas Abertas na terceira colocação geral. Alexandre Finco, bronze nos 5 km e nos 10 km, foi eleito o melhor atleta da competição.

AGENDA DO BRASIL – 28 DE MARÇO

Veja a agenda do penúltimo dia de Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos

Polo Aquático

Finais

Brasil x Colômbia – feminino

Brasil x Argentina – masculino