CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Geral

25/01/2021 15:35:00

CBDA torna obrigatória conclusão de Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte para convocados


Curso tem o objetivo de difundir o tema e contribuir para prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas.

Foto: CBDA torna obrigatória conclusão de Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte para convocados
25/01/2021 15:35:00

(Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2021) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos tornou obrigatória, para todos os seus convocados, a conclusão do Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte oferecido pelo Instituto Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico do Brasil.

A partir de agora, todos os participantes de seleções convocadas para competições, training camp e demais convocações deverão ter concluído o curso que tem o objetivo de difundir o tema, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas.

“Uma das nossas prioridades na CBDA é a prevenção ao assédio e abuso nos nossos cinco esportes. É de suma importância que toda a comunidade aquática conclua este curso e entenda que as assédio e abuso não só no esporte, mas na nossa sociedade são inadmissíveis. O esporte é uma ferramenta de mudança e faz parte da nossa responsabilidade fazer uma sociedade melhor e mais justa”, disse o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.

O curso foi desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro e pretende mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo e de que forma é possível reconhecer os sinais. Uma das vozes da luta contra o abuso e o assédio no esporte é a ex-nadadora Joanna Maranhão.

“Foi com grande alegria que tomei conhecimento dessa importante decisão da CBDA que é tornar obrigatória, para todos os convocados para seleções, a conclusão do curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte. São ações como essa que vão fazer a gente perceber o sujeito e o objeto em situações que são socialmente aceitáveis, mas moralmente inadmissíveis. É um importante passo para uma necessária mudança”, disse.

+ Para ter acesso ao curso, clique neste link.

+ Veja o boletim de divulgação da CBDA

Sobre o curso

O Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) tem o objetivo de difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente.

A programação do curso está estruturada na modalidade de ensino a distância (EAD), a partir de videoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio. Dessa forma, a intenção do curso PEAAE é apresentar informações, conceitos e ferramentas para que atletas, treinadores e treinadoras ou membros de uma organização esportiva possam identificá-las e enfrentá-las.